24 de jun. de 2021

Filipenses 2:3 (NVI)

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. *** 

Se tem algo que pode nos afastar de Deus é a vaidade. A vaidade - ou arrogância - é uma perigosa armadilha de satanás. Se alimentarmos este sentimento, a nossa queda será certa. O diabo justamente caiu pela sua ambição - por se achar melhor do que Deus - o que acarretou na sua expulsão e condenação. Não há como estar na presença de Deus alimentado pelo egoísmo e a vaidade. 

Identificar esta condição é muito importante para que a vaidade não se torne arrogância, trazendo consequências ainda maiores para as nossa vidas. Ninguém suporta conviver por muito tempo com uma pessoa arrogante. Quem vive uma vida ambiciosa - cheia de vaidade - infelizmente acaba sozinho. Enquanto as escamas dos nossos olhos não caírem - o Espírito Santo é o único que pode nos levar a isso - podemos trilhar um caminho solitário para perdição. 

Paulo neste versículo aos filipenses nos ensina um princípio que pode nos ajudar a combatermos a vaidade: considerar os outros superiores a nós mesmos. Quando achamos que somos "maiores" do que alguém, nos enganamos e em algum momento cairemos na armadilha da vaidade. Ser submisso a Deus, considerando o próximo maior do que nós mesmos, literalmente nos aproxima do Senhor e passamos a ser um canal de Deus para as pessoas. 

Jesus é um grande exemplo de humildade e submissão a Deus. Mesmo sendo o Filho de Deus, Ele veio para servir e não ser servido. Cristo nunca humilhou ninguém para que fosse reconhecido. Todos queriam estar ao seu lado, sua presença era aprazível e agradável. Jesus atraía multidões e atrai até hoje com aqueles que praticam os seus ensinamentos. A humildade é a chave para um coração quebrantado e uma vida fundamentada no amor de Deus. 

Alimentando a humildade e não a vaidade:
• Procure aprender mais sobre Jesus em seus ensinamentos. Ele é a maior referência de humildade que podemos ter.
• Quando buscamos ser educados com as pessoas, criamos um ambiente pacífico. Mesmo quando há um conflito, uma postura humilde ameniza as tensões.
• Se for alvo de alguma atitude arrogante, evite "retribuir na mesma moeda", seu bom testemunho pode trazer quem te trata mal ao arrependimento.
• Antes de mostrar as suas qualidades, procure valorizar as qualidades do próximo. Jesus sempre viu valor na vida daqueles em que as pessoas ignoravam. 

Oremos:
Senhor Jesus, não sou nada diante do Teu poder. Fui salvo pela Tua graça e não pelos meus feitos. Me ajuda a ser um bom servo. Quero aprender mais de Ti, meu coração está aberto. Em nome de Jesus, amém! 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco:
Pr.Devitto
Fonte: bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário