A Igreja é o Espaço Sagrado de Deus

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25 NVI


Quando as histórias do Antigo Testamento ainda estavam sendo vividas, Deus designou espaços sagrados para Seu povo se encontrar com Ele.

Primeiro, Deus plantou um jardim no Éden, um belo espaço no paraíso para Suas criações preciosas. Em seguida, o tabernáculo era um espaço móvel no deserto para os israelitas que haviam sido resgatados da escravidão egípcia. Depois, o templo era um espaço permanente em Jerusalém para o povo de Israel.

Em todos os casos, estes eram locais de culto especialmente escolhidos, bem como sinais tangíveis da presença de Deus.

O Criador de tudo o que existe não pode ficar confinado a um jardim, a uma tenda ou a um edifício, mas era nesses espaços sagrados onde o céu e a terra se sobrepunham.

Curiosidade: as imagens do jardim estão em todos os detalhes decorativos do tabernáculo e do templo: palmeiras e romãs, vitórias-régias e amendoeiras em flor, leões e bois, cores vibrantes e metais preciosos. Esses designs são feitos para apontar para o início, antes que as coisas dessem errado.

Porque um Deus santo ama pecadores, temos um problema de separação. É por isso que os sacerdotes foram designados como representantes, mediadores para coisas como adoração, sacrifícios e expiação. E embora isso tenha funcionado por um tempo, foi apenas uma solução temporária.

Mas quando Jesus apareceu, Ele não apenas cumpriu as profecias do Antigo Testamento e os propósitos do templo, mas também preencheu a lacuna. Já não havia necessidade de um templo feito de madeira ou pedra, mas de carne e sangue. 

Não havia mais necessidade de sacrifícios sem fim, porque Jesus, o supremo sumo sacerdote, havia providenciado o sacrifício supremo: Ele mesmo. Finalmente, o Espírito de Deus poderia agora habitar com e dentro de Seu povo, o novo e melhorado “templo”.

É por isso que Paulo perguntou aos coríntios:

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” 1 Coríntios 3:16 ( NVI )

🧎Oremos:
Deus, ajuda-me a amar as pessoas do jeito que Tu me amas. Substitui qualquer orgulho, amargura, egoísmo ou autojustiça crítica por amor, alegria, paz, paciência e bondade. Ensina-me a tratar os outros com gentileza e respeito, para que assim eu possa edificar a Tua Igreja de forma internacional e não derrubá-la. Em nome de Jesus, amém! 

Saiba Mais: 👇

Comentários