Uma maneira contra-cultural de viver
Você já foi traído por alguém em quem confiava ou teve momentos em que se perguntou por que sua vida estava cheia de decepções, dificuldades e injustiças?
Em momentos de dor, perda e traição, é normal querer vingança. Porque somos pessoas imperfeitas vivendo em um mundo imperfeito, nossa primeira reação é muitas vezes um desejo de que as pessoas que nos machucam experimentem quantidades iguais ou maiores de dor.
Mas Jesus nos chama a viver de forma diferente.
"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo.' Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus." Mateus 5:43-45 NVI
Isso é algo que o apóstolo Paulo reitera em Romanos capítulo 12…
“Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira… Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Romanos 12:19, 21 NLT
Nós temos uma escolha. Podemos optar por deixar a raiva e a dor nos dominar e nos controlar, ou podemos permitir que Deus justifique, liberte e cuide de nós.
Essa escolha não é fácil. Em muitos casos, isso vai contra nosso senso de equidade e justiça pessoal. Mas quando castigamos alguém com nossas próprias mãos, nos tornamos tão culpados quanto a pessoa que nos feriu. O único imparcial o suficiente para nos trazer a verdadeira justiça é o Deus que diariamente tem misericórdia de nós.
Romanos 12:19-21 serve como um lembrete de que Deus é o juiz supremo. Nós não somos Deus, então nosso papel é clamar a Ele e deixar que Ele cuide de nós. Lutamos por justiça? Sim. Defendemos os pobres e os oprimidos? Com absoluta certeza, devemos fazer isso.
A maneira de vencer o mal é fazendo o bem.
Mas um dia, Deus corrigirá cada erro. De fato, Ele corrigiu todos os erros. Por causa de Jesus, todo pecado, erro e ação dolorosa foi paga, porque Ele pagou por isso com Sua vida.
Isso significa que o mal tem uma data final. A justa ira de Deus terá seu pleno efeito. Contudo, enquanto isso, vamos seguir o exemplo de Jesus, mostrando amor, misericórdia e perdão às pessoas, porque é isso que Deus nos mostrou.
🧎Oremos:
Deus, quando estou sobrecarregado pela destruição que vejo, ajuda-me a lembrar que Tu me vês. Estás no controle. Posso não ser capaz de parar toda a dor e injustiça que presencio, mas posso ajudar a superar o mal fazendo o bem. Por favor, ajuda-me a fazer isso. Dá-me coragem e humildade para amar bem as pessoas hoje. Em nome de Jesus, amém!
Tenha uma Bíblia gratuita para seu telefone, tablet e computador. 📖 👇
Comentários